Blog

Como utilizar o 13º salário na compra da casa própria?

Comprar um imóvel é um dos objetivos de muitas pessoas em todo o mundo. Porém, para isso, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Um fator que muitos esquecem de incluir nessa conta, porém, é o 13º salário, o qual pode sim ser usado para facilitar a compra da sua casa própria.

Para muitas pessoas, o 13º é apenas um bônus para as festas de fim de ano, mas ele também pode ser usado em diversos projetos de vida. Um deles é auxiliar na compra de um imóvel. Se você tem planos de conseguir uma casa própria, esse dinheiro certamente vai te ajudar.

Para te auxiliar nesse processo, listamos aqui 5 formas de como usar o 13º salário na compra da sua casa própria. Acompanhe:

Quitar o imóvel adquirido na planta

Um erro comum que muitos cometem ao comprar um imóvel na planta, ou seja, ainda em construção, é quitar a dívida antes de recebê-lo. Pode parecer contraintuitivo, mas é melhor guardar algumas das parcelas para pagar após a entrega, pois isso te dá uma margem de segurança para atrasos. E quando chegar a entrega, use seu 13º para quitá-lo mais rápido. Dessa forma, se algo der errado, você não terá uma perda tão grande.

Dar entrada no imóvel

O primeiro pagamento de um financiamento de imóvel geralmente é o mais caro. Sendo assim, se você conseguir se livrar dele logo de cara, terá bem mais facilidade para se equilibrar financeiramente daí para frente. E, se você tiver condições, pode até pagar mais de uma parcela do financiamento direto na entrada.

Criar um fundo de reserva

Como o financiamento costuma durar anos, nunca se sabe o que pode acontecer ao longo do caminho. Por isso é importante criar um fundo de reserva que possa ser acionado em uma emergência, evitando atraso nas parcelas. E o seu 13º é uma ótima forma de engordar esse fundo mais rápido.

Pagar parcelas atrasadas

Se você já atrasou alguma parcela ao longo do ano, o seu 13º salário será uma salvação. Com ele, você pode pagar a dívida e evitar o acúmulo de juros, tudo isso sem perder a sua nova casa própria. Apenas fique atento, pois um atraso de pagamento pode ser sinal de que você não se planejou adequadamente para se comprometer com essa aquisição.

Adiantar o pagamento de parcelas

Por fim, você também pode usar esse dinheiro para fechar as parcelas do seu financiamento mais rapidamente, eliminando um de seus compromissos financeiros. Isso te dará mais liberdade para usar seu dinheiro no futuro e, com um pouco de negociação, pode também te conceder algum desconto no valor da parcela. Afinal, é do interesse da imobiliária minimizar o risco de perda por fazer um negócio muito longo.

Agora que você sabe como usar seu 13º salário na compra da casa própria, é hora de aplicar esse conhecimento e buscar a melhor opção de imóvel para você! Que tal contar com a nossa ajuda? Entre em contato conosco e receba mais informações sobre os imóveis disponíveis na região.