Blog

QUER COMPRAR A CASA PRÓPRIA? RESPONDA A ESSAS PERGUNTAS

Quando você vai comprar um carro, você sempre faz todos os testes possíveis, verifica as rodas, motor, suspensão, preço, parcelamento, financiamento, juros e tudo mais que seja importante. O mesmo vale para quem vai comprar a casa própria. Se você não procurar saber o máximo possível sobre o imóvel antes da compra, é bem provável que acabe se arrependendo.

Felizmente, não é difícil pegar as informações certas se você souber quais perguntas fazer. E para te ajudar com isso, separamos aqui 5 questões fundamentais que você deve fazer a si mesmo antes de decidir comprar sua casa própria. Acompanhe:
5 perguntas que você deve fazer antes de comprar a casa própria
A localização é boa?

Esse é certamente um fator de grande peso para muitas pessoas. A menos que você passe todo o seu tempo dentro de casa, é importante escolher um local que te dê bom acesso a serviços, transportes, mercado, entre outras coisas. Se a localização da sua casa não for das melhores, então seu dia a dia pode ficar bem mais inconveniente. Não tem como aproveitar a melhor casa própria se você leva horas para chegar nela depois do trabalho.
Tem a infraestrutura que eu preciso?

Algumas pessoas só precisam se preocupar com si mesmas, bastando um quarto. Outras precisam comportar uma família, enquanto mais outras precisam de uma área de trabalho bem elaborada. Quando o imóvel não possui uma infraestrutura adequada para comportar todas essas necessidades, é melhor ir para o próximo da lista. Esse é um critério fundamental, não um desempate.
Está dentro do meu orçamento?

Outro fator fundamental, mas que muitas pessoas acabam esquecendo quando se encantam com algum lugar. Se você não pode pagar o valor das parcelas do financiamento todo mês, então logo perderá a sua casa. Antes mesmo de assinar o contrato, faça todos os cálculos e confira a tabela de pagamentos. Dessa forma, você evita apertos financeiros enquanto está arrumando sua nova casa.
Há outros custos associados?

Uma coisa que passa despercebida, especialmente para quem está comprando sua primeira casa. Nesses casos, outras despesas, como o IPTU, manutenções e taxas, acabam não sendo levadas em conta no orçamento doméstico. Isso pode atrapalhar bastante todo o processo de compra.

Quando você for visitar uma casa, tenha certeza de conferir também estas despesas extras e incluí-las no seu orçamento. Se isso prejudicar sua capacidade de pagar as despesas, então é melhor procurar outra opção.

Quanto tempo pretendo morar nesta casa?

Todos sabem que investir em uma casa própria te dá bem mais rentabilidade no longo prazo.

A regra geral é que você deve tentar viver na casa pelo menos até pagar todas as parcelas do financiamento. Depois disso, você pode até alugar o imóvel para outra pessoa e continuar recebendo o retorno do seu investimento.

Agora que você sabe quais perguntas fazer na hora de comprar a casa própria, pode escolher o melhor imóvel para você. E se quiser acompanhar nossas novidades, curta nossa página no Facebook e confira todos os imóveis disponíveis na região.