Blog

Sonho de sair do aluguel – 7 Vantagens de ter um imóvel próprio

Quem paga aluguel sabe muito bem como isso dificulta sua vida. Muita burocracia, ter que pagar um valor todo mês pelo imóvel, mais os possíveis reajustes e afins, ter que lidar com os proprietários e/ou imobiliária, tudo isso pode causar bastante estresse. Por isso muitas pessoas têm o sonho de adquirir um imóvel próprio e sair do aluguel.

Por outro lado, também há muitas pessoas que ficam na dúvida sobre seguir ou não esse caminho, já que se trata de um grande investimento. Se esse é o seu caso, saiba que você tem muito a ganhar ao buscar uma casa própria e sair do aluguel.

Para esclarecer melhor o tema, vamos falar um pouco sobre as vantagens de ter um imóvel próprio. Acompanhe.

É uma boa hora para sair do aluguel?
Como você já deve saber, há momentos em que o mercado imobiliário está mais ou menos receptivo. É importante estar atento a este fator antes de tomar sua decisão, pois ela afeta a relação entre custo e benefício da sua aquisição.

Felizmente, o cenário para quem deseja adquirir um imóvel hoje é bem promissor. Há um aumento na oferta de imóveis em várias partes do país, principalmente nos grandes centros urbanos. A grande maioria dessas oportunidades é para imóveis novos, com garantia de qualidade e durabilidade.

Por fim, as opções de financiamento de longo prazo também estão se multiplicando, com cada vez mais instituições financeiras se adaptando à realidade dos consumidores. Se você tem uma renda estável e o nome limpo, é bem provável que consiga um consórcio ou outro tipo de financiamento.

7 vantagens de ter um imóvel próprio
Se você ainda não está convencido que vale a pena sair do aluguel, veja aqui algumas das principais vantagens que você ganha ao adquirir o próprio imóvel:

Economia a longo prazo
O preço que você paga em um aluguel é consideravelmente menor que o preço de compra, é claro. Porém, depois de um tempo, o total que você gasta com os alugueis costuma ser bem maior do que o que gastaria para comprar uma casa ou apartamento próprios. Especialmente se você passa muito tempo sem sair de uma mesma cidade.

Se você conhece uma vizinhança e pretende viver nela por bastante tempo, então pode compensar bastante fazer a aquisição de um imóvel na área. Dessa forma, você economiza muito ao longo dos anos, além de não ter que se preocupar com mais uma despesa todo mês assim que quitar a compra.

Maior liberdade para usar o imóvel
Quando você quer fazer alguma reforma, benfeitoria ou qualquer outro tipo de alteração em um imóvel alugado, você precisa primeiro falar com o proprietário e conseguir uma permissão. E se o dono não quiser que você faça alguma coisa, você não pode. Sem isso, é bem provável que você acabe infringindo alguma obrigação contratual.

Porém, quando o imóvel é de sua propriedade, então isso não é um problema. Você pode promover qualquer mudança que se adequar mais aos seus gostos, pois todas elas são de sua inteira responsabilidade. Isso torna qualquer investimento na sua casa bem mais rápido e descomplicado.

Redução da burocracia
Contratos, imobiliária, seguro-fiança, entre outras coisas, tendem a tornar a aquisição da sua casa bem mais lenta. E depois, quando você quiser sair dela, ainda terá que lidar com várias outras obrigações contratuais e burocracias. Uma grande dor de cabeça para qualquer pessoa.

Se você quer evitar isso, sair do aluguel de uma vez é uma boa solução. Dessa forma, você não terá que lidar com essas burocracias a maior parte do tempo. Ainda terá que ver alguns documentos quando precisa de vistorias ou algumas reformas, mas nada muito trabalhoso.

Possibilidade de se tornar um investimento
O valor de qualquer bem tende a flutuar com o tempo, mas, geralmente, ele costuma cair. Esse é o caso de carros, roupas e outras coisas do tipo. Por isso você não consegue vender nenhum desses bens pelo mesmo preço que comprou depois de usar e, em alguns casos, eles podem nem valer mais nada.

Imóveis, por outro lado, não costumam seguir essa regra. Com alguma conservação, você sempre pode revender seus imóveis ou mesmo alugar a casa para outra pessoa. Dessa forma, você garante que todo o investimento realizado aos longos dos anos terá algum retorno ou chance de recuperação.

Criação de um patrimônio
Depois de alguns anos, você sabe que vale mais a pena ter alguma estabilidade e criar uma boa fundação para seus filhos, ou mesmo se dedicar a ajudar uma causa. Nesse ponto, ter um bom patrimônio é a melhor forma de alcançar esse objetivo. E ter um imóvel é uma das melhores formas de construir um patrimônio.

Como já mencionamos, casas e apartamentos são investimentos bem mais sólidos e com alto potencial para se tornarem um investimento de longo prazo. Não só é uma boa forma de preservar seus recursos acumulados em outra forma como também servem como patrimônio que pode ser passado a diante com facilidade, seja como doação ou como herança.

Momento positivo para esse investimento
Outra coisa que já mencionamos é que, ao considerar adquirir um imóvel, você precisa pensar bem se esse é o melhor momento. Mesmo que você encontre algo com um preço que possa pagar, isso não significa que essa é a oferta com a melhor relação entre custo e benefício para seu dinheiro. Esperar e identificar o momento certo ajuda bastante.

Porém, como já mencionamos no início do texto, esse é um desses bons momentos para investir em seu próprio imóvel. Há cada vez mais opções de financiamento acessíveis para o público, melhores condições de pagamento, entre outras coisas que tornam o caminho até sua casa própria mais curto e eficiente. Ótimo para quem deseja aproveitar todos os seus benefícios o quanto antes.

Agora que você entende melhor as principais vantagens de sair do aluguel e conseguir sua casa própria, é hora de procurar a sua. Entre em contato com a VLV – Corretores de Imóveis e conte com nosso suporte para encontrar o seu novo lar!