Blog

Quero comprar minha casa mas meu salário não deixa.

Conseguir a casa própria é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. Porém, quando alguém tenta colocá-lo em prática, quase sempre se depara com uma série de empecilhos, principalmente em relação ao preço e ao seu salário. Sem uma renda razoável, é bem difícil pagar as parcelas do financiamento ao longo dos anos.
Porém, isso não significa que você não tem como dar os primeiros passos até conseguir aquilo que busca. Basta tomar algumas atitudes e prestar atenção nas oportunidades certas. E para te ajudar com isso, separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a comprar sua casa própria, mesmo com um salário mais limitado. Acompanhe:

1 – Veja os gastos que podem ser cortados

O primeiro passo para comprar um bem de valor tão alto quanto uma casa é conseguir cortar algumas despesas. Você vai ter muitas parcelas para pagar ao longo dos anos, além de ter que lidar com o valor exigido na entrada. Pequenas mudanças de hábitos, trocar algumas marcas dos produtos que você consome e sair para jantar, por exemplo, com menos frequência pode ser um pouco difícil no começo, mas isso te deixa mais e mais perto de conseguir sua casa própria.

2 – Busque o programa Minha Casa Minha Vida

Você certamente já ouviu falar do programa Minha Casa, Minha Vida. Como o nome já deixa a entender, ele é uma forma de dar às pessoas mais oportunidades de comprar a casa própria, especialmente famílias de baixa renda. Dependendo do valor que você recebe, ele pode cobrir até 90% do valor do imóvel, além de oferecer condições melhores de juros e parcelamento. Vale bastante a pena pesquisar essa opção.

3 – Considere usar seu FGTS para dar entrada

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FTGS) é uma das melhores maneiras de dar entrada em um imóvel, especialmente para quem já trabalha de carteira assinada faz bastante tempo. Isso pode te ajudar a reduzir bastante o preço inicial do imóvel, o que te poupa 1 ou 2 anos de pagamentos.

4 – Estude as opções de financiamento e consórcio

Bancos e outras instituições financeiras costumam oferecer algumas opções para quem deseja comprar a casa própria, sendo os mais comuns o financiamento e o consórcio. No primeiro, eles fazem um empréstimo para aquisição do imóvel, o qual será pago em parcelas que duram alguns anos. A alternativa é um consórcio, onde um grupo de pessoas paga parcelas separadamente e o dinheiro é usado para comprar a casa de um dos participantes, determinado na sorte. Estude as duas propostas e você pode escolher a que melhor atende suas necessidades.

5 – Faça um planejamento de longo prazo

Por fim, mas não menos importante, a compra de um imóvel é um investimento de longo prazo, geralmente de alguns anos. Se você quer chegar até o fim dessa jornada, precisa se preparar para uma maratona. Mudar seus hábitos e manter a disciplina serão passos fundamentais para conseguir sua casa própria.


Com essas dicas, você já pode começar a correr atrás da sua casa própria, mesmo que não tenha o melhor dos salários. E se quiser continuar recebendo nossas dicas, siga nossas redes sociais e acompanhe tudo em primeira mão.