Blog

Apesar de economia estagnada, venda de imóveis cresce!

Se o seu sonho é adquirir a casa própria, esse é o momento ideal para realizá-lo. Apesar dos anos anteriores terem sido marcados por uma dura recessão na economia, o ano de 2019 tem apresentado um cenário favorável para a compra de imóveis.

Para se ter uma ideia, o mercado imobiliário aumentou lançamentos e conseguiu vender um número de imóveis residenciais quase 10% maior nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2018, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Por ser uma transação que envolve um grande capital, é muito importante tomar todos os cuidados possíveis antes e após a assinatura do contrato de compra e venda de um imóvel.

Se você está na busca de um espaço para chamar de lar, fique atento as seguintes dicas que separamos abaixo:

4 dicas para comprar um imóvel
Defina o tipo de imóvel

O primeiro passo que deve ser dado é escolher o tipo de imóvel que você deseja investir: novo, usado ou na planta. Pense no tamanho do espaço, se quer casa ou apartamento (andar alto ou baixo, de frente ou de fundo), o número de vagas na garagem, com ou sem varanda, entre outras preferências. Se escolher apartamento, pense até quanto pretende ou pode pagar taxa de condomínio.

Estabeleça como será feito o pagamento

As duas opções mais comuns de pagamentos são: financiamento junto a um banco ou parcelar diretamente com a construtora durante a realização da obra. Se o imóvel for novo ou usado, existe a possibilidade de obter financiamento bancário, alguns bancos disponibilizam no site simuladores do parcelamento.

Caso tenha uma reserva financeira ou bens que podem ser revertidos em capital para a compra do imóvel, coloque tudo na ponta do lápis para que consiga definir qual é a melhor maneira de quitar o investimento.

Conheça a região do imóvel

Após decidir as etapas acima, chegou a hora de conhecer algumas regiões. Aproveite para descobrir quais são os serviços oferecidos no bairro, como escolas, padarias, supermercados, farmácias, hospitais, linhas de ônibus, parques e outros.

Lembre-se de visitar o imóvel de dia e à noite. Não tenha pressa. Por ser uma decisão tão importante, é necessário fazer análises e refletir sobre as opções disponíveis.

Escolha uma boa imobiliária

Pesquise e informe-se sobre a reputação da imobiliária ou construtora com a qual está negociando a aquisição do imóvel. Peça cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar qualquer contrato.

Além disso, é importante que você acompanhe a obra em todos os seus estágios, fazendo visitas periódicas.

Agora que você já sabe como fazer a compra segura de um imóvel, que tal conferir algumas opções disponíveis? Entre em contato com a VLV Corretores de Imóveis e aproveite as boas condições do mercado neste ano para investir!

Outras Publicações