Blog

Descubra como realizar o seu sonho de adquirir a casa própria!

A busca pela casa própria está na lista de objetivos de muitas pessoas, mas também há muitas delas que não sabem como realizar esse sonho. Além de ser um grande investimento, é necessário esclarecer como ele será feito e com você se planeja para arcar com toda a responsabilidade financeira.

Felizmente, há várias opções para conseguir realizar esse sonho, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Conhecer essas diferenças é fundamental para quem deseja fazer essa compra algum dia. E para quem não tinha nenhum direcionamento, ter essas opções pode ser o suficiente para começar a elaborar um plano e alcançar o seu objetivo.

Pensando nisso, trouxemos aqui 4 exemplos de como adquirir sua casa própria, contando com seus prós e contras. Acompanhe:

Economizar e investir

A primeira opção, a qual não é tão utilizada hoje em dia, é juntar o dinheiro necessário ao longo dos anos e comprar um imóvel a vista. A menos que você ganhe algum prêmio ou tenha muita disciplina, é pouco provável que consiga todo o dinheiro que precisa para isso.

A vantagem disso é que sua casa estará quitada desde o começo e que não haverá nenhuma taxa extra no processo. Porém, é difícil juntar tanto dinheiro. Se você prefere fazer tudo desse jeito, sua melhor opção é usar aplicações financeiras seguras para conseguir algum rendimento.

Financiamento de imóvel

A próxima opção é justamente fazer um financiamento, que seria uma compra parcelada. Enquanto você mora na casa, paga todo mês um valor relativo à compra, o qual pode se encaixar melhor no seu orçamento.

Nesse caso, você pode morar enquanto paga, o que é um grande benefício. Porém, deve estar atento ao pagamento das parcelas ao longo dos anos. Além disso, quanto maior for o prazo, maiores serão as taxas envolvidas.

Consórcio de imóvel

Como alternativa ao financiamento, o consórcio tem ganhado bastante força. Nele, um grupo de pessoas assume um contrato com uma administradora financeira, que capta o dinheiro das parcelas de cada um. Com todo o dinheiro reunido, ela sorteia um membro do grupo e compra o imóvel que ela queria.

As parcelas restantes ainda são pagas, mas a pessoa contemplada recebe o imóvel antes do pagamento final. Além disso, o valor total pago é equivalente ao de uma compra a vista. A maior desvantagem aqui é que a contemplação é uma questão de sorte.

Minha casa, Minha vida

Por fim, há o programa do governo “Minha casa, Minha vida” para quem deseja adquirir a casa própria. De forma simples, ele é como um financiamento, mas é intermediado pela Caixa Econômica Federal. A única restrição direta desse programa é que o candidato não pode ser proprietário de outro imóvel anteriormente. E, se necessário, você pode usar os recursos do FGTS para abater o pagamento das parcelas.

Com essas opções, você já pode realizar seu sonho e adquirir a casa própria. Basta encontrar a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades. Acesse o nosso site e confira alguns imóveis que estão disponíveis na região!

Outras Publicações